Dicas e Harmonização

Os Vales da Uva Goethe: uma expressão única do terroir catarinense


Olá, queridos leitores! Hoje quero compartilhar com vocês um verdadeiro tesouro da vitivinicultura catarinense: os Vales da Uva Goethe. Essa região no sul de Santa Catarina é conhecida por apresentar um produto típico e especial, a uva Goethe. Essa variedade se tornou a primeira Indicação Geográfica do estado, reconhecida pela sua singularidade e qualidade. Um produto tão único que foi destaque nacional no Globo Repórter, mostrando a nossa região como destino turístico a ser descoberto.
 
Antes de entrarmos nos detalhes dos encantos dos Vales da Uva Goethe, é importante entendermos o conceito de terroir, que envolve os atributos sensoriais e o perfil fitoquímico da uva e do vinho, relacionando-os com as condições edafoclimáticas em que a videira esteve exposta durante o ciclo produtivo. Tudo muito técnico, mas vou facilitar essa explicação.Isso significa, a interação da videira com o meio ambiente, incluindo clima, geologia, água, umidade, composição do solo, ventos e insolação. Além disso, também é importante considerar o "saber fazer" do produtor.
 
As primeiras Indicações Geográficas (IGs) do mundo foram do setor do vinho,  e representaram a possibilidade de proteção da região produtora e garantia de qualidade dos produtos típicos locais. E foi justamente a uva Goethe que se tornou a primeira IG do estado de Santa Catarina. A tipicidade dos produtos elaborados com essa uva revela as características únicas do terroir dos Vales da Uva Goethe. Não se trata apenas da variedade de uva, mas também da infraestrutura das vinícolas e das técnicas enológicas aplicadas ao produto.
 
A região dos Vales da Uva Goethe é conhecida por sua identidade territorial com características diferenciadas de localização geográfica, perfil geográfico e ocupação do território. A uva Goethe, através da fermentação do seu mosto, resulta em vinhos que possuem características históricas e culturais singulares, diferenciando-se em termos de qualidade, tipicidade e identidade.
 
A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (PROGOETHE) desempenha um papel fundamental nesse contexto. Fundada em 2005, essa entidade é composta por produtores de uva e vinho da região e tem como objetivo promover e elevar a uva e o vinho Goethe ao status de um produto nobre e especial junto ao público consumidor. Essa conquista foi alcançada em 2012, quando obteve uma indicação de procedência pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
 
A uva Goethe é uma variedade híbrida, com 87,5% de genes de variedades de Vitis vinifera e 12,5% de genes de videiras americanas (Vitis labrusca). Ela apresenta características olfativas e gustativas semelhantes ao Moscato, mas adaptou-se às especificidades do solo, clima e umidade do continente americano, em especial na região sul de Santa Catarina.
 
Uma história centenária 
 
A história da uva Goethe nos Vales da Uva Goethe remonta a 1920, quando surgiu uma mutação da variedade original, apresentando cachos maiores, tons menos avermelhados e menor acidez ao vinho. Esse clone foi chamado de Goethe Primo. Mais tarde, outro clone foi identificado, o Goethe Cristal, que apresenta menor acidez do que o Goethe Primo e ausência de tons avermelhados, mesmo no momento da colheita.
 
Esse vinho único representa a expressão do terroir catarinense e se destacam não apenas pela variedade de uva, mas também pela paixão e dedicação dos produtores, pela infraestrutura das vinícolas e pelas técnicas enológicas aplicadas.
Os Vales da Uva Goethe são um exemplo de como as Indicações Geográficas valorizam as particularidades de diferentes produtos e territórios. Ao proteger e promover esta região, preservamos a cultura e as tradições dos antepassados. O turismo enogastronômico gera emprego e renda, e proporciona aos turistas a oportunidade de saborear vinhos únicos e autênticos.
 
Convido vocês a explorarem os encantos dos Vales da Uva Goethe, descobrindo uma riqueza de sabores, aromas e histórias que essa região tem a oferecer. Brindemos juntos a essa expressão singular do terroir catarinense!
Saúde!
 
Luiza Mazon Sommelier

 

Os Vales da Uva Goethe: uma expressão única do terroir catarinense
Os Vales da Uva Goethe: uma expressão única do terroir catarinense
Os Vales da Uva Goethe: uma expressão única do terroir catarinense
Os Vales da Uva Goethe: uma expressão única do terroir catarinense
Os Vales da Uva Goethe: uma expressão única do terroir catarinense
WhatsApp